No escuro Gastronomia

Legumes preparados com o tempero fumaça em pó

Legumes preparados com o tempero fumaça em pó

Se alimentar de forma saudável no dia a dia é extremamente recomendado para todas as pessoas já que o consumo regular de legumes aumenta mais ainda a sua imunidade e fornece outros diversos benefícios para sua saúde, porém é importante sempre variar em todos os preparos para não se tornar enjoativo, como por exemplo estar utilizando a fumaça em pó.

Por isso neste artigo você poderá ter algumas inspirações e ideias nas quais você pode estar utilizando-a já que ela é um ingrediente que faz toda a diferença e também sabendo algumas informações essenciais sobre os benefícios, os ingredientes e até os componentes presentes nesse ingrediente especial.

Conheça mais sobre a fumaça em pó

A fumaça em pó pode realçar e saborear ainda mais as suas refeições, já que quando adicionado na comida proporciona sensações incríveis do sabor levemente defumado.

Caso você ainda não conheça informações sobre esse condimento, abaixo terão algumas informações que através delas você pode estar conhecendo melhor e até utilizando em suas receitas.

O que é?

O pó da fumaça é extraído através da fumaça líquida, e é basicamente um componente com poder de fornecer o sabor de defumado para os pratos, então eles podem variar desde carnes e até mesmo pratos vegetarianos como legumes que combinam super bem com esse componente.

É importante ressaltar que esse sabor de defumado é extraído através de água e todo o vapor da fumaça de madeiras maciças que são queimadas para esse processo, então você pode transformar os alimentos com o aroma de churrasco e deixá-los ainda mais suculentos. 

Além disso, ela possui diversos benefícios que você poderá conhecer melhor abaixo.

Quais os benefícios?

Esse tipo de tempero possui diversos benefícios, um deles é que ela possui ações antioxidantes e antimicrobianas além dela conter algumas propriedades bacteriostáticas, mas claro que os seus benefícios só serão constatados se utilizada a longo prazo, já que basta apenas uma quantidade pequena de produto para que ela se realce nos alimentos. 

Alguns estudos dizem que nesse componente estão presentes alguns agentes que são antifúngicos, o que garante o melhor armazenamento da fumaça.

Por mais que seja um produto que possui alguns benefícios além do sabor, é necessário sempre usá-lo com sabedoria já que para que esse componente chegue ao pó, ele passa por diversos processos até a sua comercialização.

Por citar os benefícios, abaixo iremos discorrer sobre os componentes que estão presentes na fumaça.

Composição da fumaça em pó

Geralmente, em sua composição estão alguns componentes como:

  • Sal
  • Glutamato monossódico
  • Farinha de Milho com Ferro e Ácido Fólico
  • Corante
  • Acidulante
  • Aroma de Fumaça
  • Antiumectante

É sempre necessário olhar a composição na hora que for realizar a compra deste produto. Agora que você já sabe todas as informações essenciais sobre esse produto, confira abaixo uma receita especial de legumes ao forno que você pode preparar na sua casa. 

Receita de legumes ao forno 

Essa receita de legumes ao forno não possui nenhum segredo oculto, já que você pode sempre estar mudando-a de acordo com os legumes que você tem em sua casa.

Vale pontuar que essa receita não possui nenhuma regra, você deve utilizar os legumes que estão quase estragando já que é uma receita muito simples de fazer.

Primeiramente segue abaixo o passo a passo:

  • Sempre que você for fazer essa receita é legal sempre utilizar diversos tipos de legumes como: batata, cenoura, abobrinha, pimentão, mandioquinha, cebola, alho poró, e alguns dentes de alho.
  • Você deverá picar esses legumes de forma grosseira mesmo, sem se preocupar muito pois a maioria deles irão diminuir de tamanho com o calor do cozimento. Após cortar todos eles, você deve colocá-los em uma forma e regar com azeite e colocar alguns temperos que podem ser opcionais: alecrim, sal, páprica doce, orégano e claro a fumaça em pó, que deve ser colocada somente uma pitada.
  • Você deve colocar esses legumes temperados no forno por 180º até que todos estejam caramelizados e cozidos, é importante se atentar sempre para que não queime os legumes.
  • Deixe no forno por aproximadamente 1h e pode aumentar a potência conforme a água que os legumes soltam no cozimento forem secando.

Após esse período sua receita já estará pronta para o consumo, e você poderá provar e ver como o defumado no alimento faz toda a diferença.

Essa receita pode acabar sendo mais demorada para algumas pessoas, porém ela pode ser substituída pelo fogão convencional. Primeiramente, você deve colocar os legumes em uma panela e cozinhá-los até que estejam completamente cozidos. 

Neste artigo, você viu informações da fumaça em pó e como você pode utilizá-las no seu dia a dia e principalmente aproveitando todos os legumes que iriam ser desperdiçados, então consumi-los dessa forma irá transformá-los em uma preparação diferente para você acrescentar a sua rotina diária.

Post a Comment